sábado, 30 de maio de 2009

O jogo "Call of Duty 4" inserido no tema...



Call of Duty 4: Modern Warfare é um jogo FPS (first-person shooter), desenvolvido pela Infinity Ward e publicado pela Activision. É a quarta parcela, da série Call of Duty, excluindo packs de expansão . O jogo põe de lado a II Guerra Mundial definição dos jogos anteriores da série e é fixado em vez disso nos tempos modernos, que é o que retratamos neste trabalho, pois as guerras que acontecem no Médio Oriente ainda não se acabaram.

A história tem lugar num quase-ficcional futuro, onde um líder radical foi assassinado num golpe de Estado no Médio Oriente, e um movimento "ultra-nacionalista" tem provocado uma guerra civil na Rússia. Os acontecimentos dos conflitos são vistos na perspectiva de um americano e um britânico, e são estabelecidos em vários locais, incluindo o Médio Oriente, Azerbaijão, Rússia e Prypiat, Ucrânia.

Neste jogo, podemos ver como é a guerra no Médio Oriente, mas sempre tomando partidos de uma facção "Boa", e nunca podendo optar por jogar pelo lado dos "Maus". A nível de de história está muito realista, com tiroteios, raptos, capturas, assassinatos, e outro monte de coisas. Mas o mais importante neste jogo, e que está inteiramente ligado ao nosso trabalho é o facto de este passar uma mensagem negativa de um dos lados.

Isto traduz-se numa mudança psicológica que as pessoas tem de ambas as partes evolventes no jogo, e como isto é um jogo, é maioritariamente jogado por jovens, que desde cedo começar a levar com "campanhas" para escolherem um dos lados. Imaginemos agora que um jovem acaba de jogar este jogo, mas antes disso nunca tinha ouvido falar da guerra nem dos seus envolventes. E entra para uma turma nova e um dos seus companheiros de turma e muçulmano, o jovem á partida já não vai ter o mesmo tipo de reacção que teria se não tivesse jogado, e o muçulmano não tem culpa nenhuma do que se anda a passar. Isto é um dos muitos exemplos das conclusões que se pode tirar sobre os efeitos psicológicos deste tipo de jogos, e deixamos aqui uma pergunta para terminar.

Será que é o governo que controla o tipo de história que um jogo pode ter ou não, e o tipo de opções que podemos fazer?

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